terça-feira, 9 de outubro de 2012

Páginas Importantes

http://vertentescomunitarias.blogspot.com.br/
http://www.brasileficiente.org.br
Ministério Público Ambiental / Rede Latino Americana
http://www.mpambiental.org/
http://www.ibama.gov.br
http://www.ambiente.sp.gov.br
http://www.observatoriosocialdobrasil.org.br
http://www.ministeriodomeioambiente.gov.br/
http://www.mairipora.sp.gov.br/secedeptos/meioabiente/meioambiente.asp
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/
http://www.portaltransparencia.gov.br/

http://www.excelencias.org.br/
http://www.brasil.gov.br/
Ministério Público Militar - Controle Externo de Atividade Policial e Militar
http://www.mpm.gov.br/
Serviço Florestal Brasileiro :
http://www.sfb.gov.br/
Vereadores Mairiporã
http://www.camaramairipora.com.br/
Vereadores São Paulo
http://www.camara.sp.gov.br/
Deputados Estaduais
http://www.al.sp.gov.br/portal/site/Internet/
Deputados Federais
http://www2.camara.gov.br/Senadores
http://www.senado.gov.br/

Rede de Cooperação da Cantareira
http://www.recanta.org.br/cantareira
http://cantareiratequerointeira.org/
Festival de Inverno da Cantareira
http://www।ficanacantareira.com.br/
http://www.aldeiapitoresca.com.br/colunistas.asp?codigo=699&grupo=37

Imagens da Antiga Pedreira Mantiqueira




Você pode ver ou INCLUIR COMENTÁRIOS : BASTA DESCER AO FINAL DESTA PÁGINA E CLICAR NA FRASE "X COMENTÁRIOS" . Onde ? mais abaixo ao lado esquerdo do desenho do envelopinho com uma flechinha e onde x é o número de comentários já feitos, então pode ser 6, 7, 29, qualquer número dependendo da quantidade de comentários já feitos. Você pode se identificar ou não em "Comentar como : Selecionar o perfil... " (usando seu nome ou como anônimo) . No alto do canto direito abaixo de 'ARQUIVO DO BLOG' também é possível ver comentários por ano, mês ou título/tema.

Se desejar fazer escrever informações mais detalhadas e / ou estar sempre publicando algo que considere de utilidade pública regional / comunitária solicite fazendo um comentário aqui com este pedido ou enviando por e-mail: saberlivre@gmail.com com assunto : "Publicar no blog do bairro" e você receberá as instruções de como fazer isso. Por e-mail você pode anexar fotos, vídeos e documentos antigos digitalizados o que é muito interessante para todos.

Lembre-se da utilidade e boa informação que seu comentário pode ter para todos os moradores e amigos do bairro. Evite termos inadequados, fazer ataques pessoais, indelicadezas em relação a postagens dos outros participantes e outras atitudes que não valorizem a cidadania proativa.

QUESTIONÁRIO DAS PRIORIDADES DO CONJUNTO RESIDENCIAL MANTIQUEIRA



QUESTIONÁRIO PARA PARTICIPAÇÃO NA REVISÃO E ATUALIZAÇÃO PERMANENTE DO ESTATUTO


Todas estas questões se referem a estudos desta área que vem sendo realizados e amadurecidos a mais de 25 anos, resultando de ideias trabalhadas com afinco, com grande esforço, gratuitamente.

No verso da folha de respostas depois de responder, sugira também outros atos que considera importante caso julgue necessário, nas linhas em branco com a letra mais legível possível. Numerar por ordem de prioridade é opcional. Se desejar coloque uma ordem de importância, basta numerar de 1 a 10 de forma crescente do que considera mais importante para o que julga que deve vir depois, do primeiro ao décimo lugar em importância. Quanto mais importante para você, anote conforme o grau, mais perto dos primeiros lugares (1,2,3...) e quanto menos importante anote mais perto dos últimos lugares (...8.9,10.). Na folha de respostas não é necessário se identificar apenas responder de modo tranquilo e consciente. 
 
1-Unir cada plano, iniciativa e cada ato particular e de subgrupo menor ou maior, numa carta aberta como programa de ato coletivo, como acordo para definir toda forma de evoluir da comunidade e cada efeito procurado por cada morador, para aprimorar a grade de vida do lugar de modo educativo, claro e sustentável, buscando deixar questões mais polêmicas com tendências conflitantes para uma reflexão bastante aprofundada, para uma segunda etapa e momento buscando um consenso e acordo geral desde o início e de modo continuado para evitar impasses e indisposições desnecessárias quanto aos trabalhos que a todos podem beneficiar.

2-Disponível para mutirão de calçamento com bloquetes (por ser mais econômico, aceito pelos órgãos ambientais por ser permeável, proporcionar absorção pelo solo e admitir o escoamento sem ruptura de encostas, além de ser mais bonito e preservar características turísticas de nosso bairro) ? (duas a três horas em dias de folga)

3-Disponível para mutirão de canalização ? (duas a três horas em dias de folga)
 
4-Disponível para mutirão de plantio de segurança de árvores de perfil protetor de encostas e ribanceiras para evitar deslizamentos e mortes ? (duas a três horas em dias de folga)
 
5-Disponível para mutirão de plantio ornamental? (duas a três horas em dias de folga)

6-Disponível para mutirão de replantio de pinheiros e outras espécies que sempre caracterizaram a região e foram depredadas nos últimos anos, e assim melhorar e preservar nossa qualidade de vida do ar e da água, combatendo o efeito estufa e o aquecimento global, além de embelezar nosso bairro trabalhando em sua recuperação visual e ambiental ? (duas a três horas em dias de folga)

7-Cobertura de ponto de ônibus na porta do Conjunto Residencial, planejada com lixeira, telefone público, iluminação, jardineiras e bancos para proteger as crianças e trabalhadores da chuva quando vão tomar ou descer do Pedreira e descer do Cachoeira-Mantiqueira e parar por exemplo para abrir um guarda-chuva embaixo, proteger materiais pacotes, etc.

8-Colocação de orelhões e lixeiras e plantas em todos os pontos de ônibus da região e câmeras abertas para a internet para toda a população, organizações e órgãos interessados, estudiosos das Universidades brasileiras e mundiais monitorarem espécies da flora e da fauna, para monitoria da manipulação do lixo, para evitar os graves riscos do despejo de produtos químicos e contaminados, para evitar o grave abandono de animais perigosos que ameaçam a vida de todos, para proteger materiais, escola à noite, patrimônio, computadores, lixeiras, protetores de ferro das ribanceiras das estradas, fios elétricos, cabos, nossas casas, etc.

9-Colocação de protetores de ferro na beira de todas as ribanceiras da Estrada Velha de Bragança e da Avenida Coronel Sezefredo Fagundes até o nível mais seguro para evitar acidentes fatais com nossos moradores em ônibus e carros, assim como proteger moradores das vilas vizinhas como a Vila Cachoeira e outras, além de moradores e trabalhadores de chácaras no entorno da Estrada Velha de Bragança e todas as residências em nível mais baixo do que as estradas e vias. 
 
10-Colocação de placas educativas em todas vias e pontos críticos da região, assim como em pontos visuais estratégicos de nossos terrenos e casas para alertar e reeducar turistas visitantes e moradores, como por exemplo para evitar que se jogue lixo em local indevido atraindo ratos, insetos e doenças, ou que se abandone animais através de colocação de placas com a lei referente a abandono desses, principalmente cachorros e gatos, inclusive os perigosos e/ou doentes na região como Pitbulls , Rotweillers e outros, como já ocorreu diversas vezes ameaçando a segurança e integridade nossa e a de nossos familiares...

11-Colocação de posto de distribuição dos correios na escola Izabetti Filipini Chama para entrega concentrada de correspondências via São Paulo e Mairiporã para todos os moradores e retirada de nossas correspondências ?

12-Implantação em curso de Eco-Telecentro de Informação e Negócios, Centro Vocacional Tecnológico e Ponto de Cultura para acesso a serviços públicos, estudo e trabalho para todos os moradores ? 
 
13-Solicitar à ETM a mudança de itinerário do ônibus Parada Inglesa para que na ida para São Paulo, desvie do túnel saindo da Fernão Dias, entre na Cancelata, pare no ponto do Pedreira na lombada em frente a escola Izabetti (não parando na Vila Cachoeira uma vez que já é servida pelo Ônibus Tietê na parte baixa do bairro próxima da passarela além das linhas da Sambaíba) e voltando para a Fernão Dias no acesso da Barrocada, passando a se chamar Parada Inglesa - Via Pedreira. Na volta para Mairiporã sairia da Fernão Dias entrando no pontilhão de retorno, entrando na Sezefredo Fagundes, parando no conjunto Residencial Mantiqueira e depois passando por baixo da pista voltando para a Fernão Dias na região da escola Odarico para que os moradores do Bairro Pedreira tenham mais uma alternativa de transporte a cada hora, tanto para o centro de Mairiporã como para o centro de São Paulo, podendo utilizar também o bilhete Bom fornecido como vale transporte pelas empresas em que trabalham. 
 
14- Compartilhamento de todas as minas, poços, reservatórios e nascentes do bairro que estão nas áreas coletivas do Conjunto Residencial Mantiqueira para canalização, bombeamento (implantando escala de bombas e níveis), rateio e complementação das deficiências do sistema de abastecimento de água através de pedidos para prefeitura em união com todos da comunidade 
 
15- Mutirão de adaptação e implantação dos sistemas de calhas para coleta segura e protegida com tampas e telas para aproveitamento seguro de água da chuva nas moradias / imóveis para uso em banheiros, piscinas, etc.

16- Implantação de coleta seletiva e lixeiras especiais conjuntamente com processos educativos para reciclagem no bairro todo a partir das casas até todas as ruas...
 
17 - Negociação com cooperativas saponíferas que compram óleo de cozinha usado para fazer sabão, e assim evitar a poluição dos lençóis subterrâneos dos mananciais, e com isso obtendo pequena renda, além evitarmos problemas futuros em relação a residir nesta região, fazendo nossa parte agora para preservar o ambiente e as fontes do subsolo que dão todas as causas que envolvem esta região, provando assim que somos capazes de preservá-las por iniciativa própria.

18 - Solicitação de varrição e coleta de lixo frequente dos acostamentos e ruas, além de apregoar placas educativas e lixeiras para complementar nossas iniciativas individuais e coletivas de mutirões.

19 - Projetos de adequação ambiental e visual das residências por meio de materiais sem custo para os moradores através do Plano de Propaganda Limpa e Sustentável proposto pelo morador André Malaquias para tornar nosso bairro uma Feira Ambiental Permanente (através de negociações para podermos expor materiais ecológicos em nossas casas), trazendo lucro verde (ecológico e financeiro) diretamente para todos os moradores através de propaganda e exposição de materiais ecológicos montados em suas casas, nos diferentes projetos de “estandes habitados” integrados à toda estrutura já existente do imóvel melhor adequado ao critério de cada morador e a bases científicas mundiais da ecologia divulgadas por todos os órgãos competentes como OMS e outros, conforme a proposta personalizada de cada empresa distribuidora e parceira, por meio de projetos desenvolvidos por especialistas, estudantes e moradores para suprir as deficiências de cada morada do Conjunto Residencial Mantiqueira e região.

20 - Solicitação de antena para conexão de internet por satélite do GESAC na escola, para obtermos acesso a este serviço do Governo Federal pelo qual já pagamos através de todos os impostos embutidos nas nossas compras de mercado, serviços e outras despesas, que podem reverter neste posto de telecomunicações digitais para nos conectar de modo limpo e seguro com todos os órgãos públicos, como se a escola se tornasse um “Poupatempo”, gerando economia de dinheiro para cada morador, e acesso a todos os serviços hoje possíveis via internet, na escola na parte da noite.

21 - Funcionamento noturno da escola para estudo, trabalho e acesso a serviços públicos pela internet, acompanhado de rondas específicas e monitorado por câmeras 24:00 hs abertas para toda internet, sistemas de alarme, etc. 
 
22 - Negociação contínua com as três esferas para que a antiga casinha da Pastoral (atual Posto de Informações Turísticas inoperante) se torne também uma Base Oficial Compartilhada de Transição de Plantões sucessivos a cada 4 horas estratégicas entre as Polícias Rodoviária, Ambiental, Militar, Federal, Feminina, Civil e Metropolitana, assim como posto de saúde com turnos, com pronto socorro para primeiros atendimentos e encaminhamentos.

23 - Mutirão e negociação com organizações privadas e governamentais para instalações de iluminação de segurança em todas as ruas e instalações promocionais de sensores nas residências e de pára-raios em locais estratégicos ao redor de todo Conjunto Residencial Mantiqueira, para evitar o corte indiscriminado de árvores, riscos de incidentes

24 – Como iniciativa de saúde, esporte e cultura, a criação de times de futebol, vôlei e basquete de diversas idades e categorias de moradores para participação de torneios com apoio do Saint Moritz na utilização do campo e dependências em dias programados para estas atividades comunitárias e instituição de posto de saúde em parceria com pronto socorro para primeiros atendimentos e apoio da Vertentes, negociando também com a AMAVRA e com o Saint Moritz para a disponibilização emergencial de ambulância . Para sugerir outras questões adicione como comentários, ok ? Abraços e agradecimentos a vocês. 

A folha de gabarito deve ser retirada e depois entregue na escola para a Marta ou para a Vera aos cuidados do João. 

 

Comunidades no Orkut:

Pedreira Mantiqueira-S.O.S
domingo, 7 de Outubro de 2012
EVENTO/PROTESTO PERMANENTE

Em Mairiporã-SP vereadores aprovaram lei que permite a uma empresa da cidade de São Paulo trazer entulho da capital para ser jogado em Mairiporã.

O local que receberá o entulho é um conhecido ponto turístico e de preservação ambiental, a Pedreira do Dib. 


Em troca de tal "benefício" a empresa de entulho irá pagar 3 milhões pra cidade fazer um hospital público...

Para quem não sabe, boa parte da água que abastece a cidade de São Paulo é proveniente de Mairiporã, mais especificamente, bem perto do destino do entulho...

O pior é que os vereadores de Mairiporã aprovaram por unanimidade este ataque ao meio ambiente


http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=63753
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=63753&tid=5797304722536054869

APA Serra da Mantiqueira

idioma: Português (Brasil)
categoria: Países e Regiões
tipo: público
visível por: público
criada em: 05/07/2004
local: Brasil
proprietário: V R
moderadores:
Comunidade da Área de Preservação Ambiental da Serra da Mantiqueira que engloba cidades do Rio, São Paulo e Minas: Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Bocaina de Minas, Delfim Moreira, Itamonte, Itanhandu, Liberdade, Marmelópolis, Passa Quatro, Passa Vinte, Piranguçu, Pouso Alto, Santa Rita de Jacutinga, Virgínia, Wenceslau Brás, Itatiaia, Resende, Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal, Cruzeiro, Lavrinhas, Pindamonhangaba, Piquete e Queluz.

Vamos trocar idéias sobre a formação do novo Conselho Consultivo da APA, formado pelas principais ONGs e instituições representando suas cidades.

Promover um maior intercâmbio de informações entre as cidades da região visando o desenvolvimento sustentáve e harmônico com o meio.

Programa Cidade Legal


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=projeto+cidade+legal+mairipor%C3%A3


http://cidadelegalsp.blogspot.com.br/


Reproduzimos aqui postagem interessantíssima voltada para o projeto que também já poderia ter resolvido parte expressiva dos nossos problemas :

http://torturasdegreenmips.blogspot.com.br/2011/06/programa-cidade-legal-e-moradores-do.html

Mais de 50% dos imóveis do município de Mairiporã pertencem a loteamentos irregulares e uma parte destes, inclusive, a loteamentos clandestinos.
Loteamento irregular é aquele que pertence a uma Gleba de terra registrada no Cartório de Registros do município e que seu(s) próprio(s) proprietário(s) a desmembrou em pequenos lotes, sem ter um projeto para isso aprovado pela Prefeitura Municipal e pelos órgãos competentes. Loteamento irregular é passivo de ser regularizado.

Loteamento clandestino é aquele que pertence a uma Gleba de terra que foi invadida, grilada, roubada de alguém e desmembrada em pequenos lotes. Loteamento clandestino significa loteamento criminoso. Loteamento clandestino jamais poderá ser regularizado.


No caso dos moradores do Bairro Mato Dentro, a maioria dos imóveis pertencem a Loteamentos irregulares. A maioria dos moradores daqui pagam IPTU's há muitos anos. Uma boa parte dos moradores  possuem apenas contrato de compra e venda e outros possuem até Escrituras lavradas pelo próprio municipio. Boa parte dos moradores possuem, inclusive, Planta e Alvará de Construção de suas moradias, aprovadas pela própria Prefeitura do município, há mais de 25 anos, como é o caso da minha moradia.

A Prefeitura de Mairiporã está neste Programa Cidade Legal desde meados de 2008, início de 2009 e já regularizou inúmeros imoveis em muitos outros bairros. Mas para variar um pouco, deixou mais uma vez de lado, todos os moradores da região do Mato Dentro.

O que será que a nossa Prefeitura está pretendendo em nos deixar de lado em tudo que nos é de Direito?
Veja uma foto via satélite, de uma parte da região do Mato Dentro no ano de 2008.
São muitas moradias e moradores já existentes há muitos anos.




Veja o que diz o Programa Cidade Legal, existente desde o ano de 2.007, ou seja, já há uns 4 anos:
E aqui, estão desburocratizando o quê em todo esse tempo?

Qua, 15/08/07 - 10h23
Governo do Estado lança programa "Cidade Legal"
Decreto institui programa de regularização fundiária para proprietários de imóveis que não possuem escritura definitiva
O Governo do Estado  de São Paulo instituiu o Programa Estadual de Regularização de Núcleos Habitacionais - Cidade Legal. O  objetivo  é  desburocratizar  e  agilizar  o processo de regularização e averbação  de  parcelamentos  de  solo e de núcleos habitacionais para fins residenciais, sejam públicos ou privados.
O  decreto,  assinado  pelo governador José Serra e publicado na terça-feira, 14, no Diário   Oficial,  beneficiará  proprietários  de  imóveis  construídos  em loteamentos  ou  empreendimentos  irregulares. "Precisamos regularizar essa situação  o  mais  rápido  possível  para que o real proprietário obtenha a escritura  definitiva",  afirma  o  Secretário  Estadual  da  Habitação e presidente  da  Companhia  de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Lair Krähenbühl.
O  decreto  estabelece  as  atribuições do Estado e das prefeituras. Para  promover a regularização fundiária dessas áreas, um comitê instituído e  vinculado à Secretaria Estadual da Habitação celebrará convênios com os municípios.  Após  a  assinatura  desses  termos  de cooperação técnica, as prefeituras receberão orientação e apoio técnico da Secretaria para proceder à regularização.
O  trabalho  do  comitê  envolve  toda  a  assessoria  necessária  na implementação da regularização, que é de competência municipal, incluindo a articulação  com  os  órgãos  estaduais envolvidos no processo. "Vamos usar toda  a  estrutura  do  Estado  para  auxiliar  e capacitar os municípios a promoverem   a   regularização   fundiária",   explica  Silvio  Figueiredo, secretário executivo do programa, indicado por Lair Krähenbühl.
Caberá  aos  municípios promover a regularização dos parcelamentos de solo,   de   conjuntos   habitacionais,   condomínios   residenciais   e  a reurbanização  de  assentamentos  precários  e  favelas.  Nesse sentido, os municípios  deverão  integrar as secretarias e órgãos municipais envolvidos na  aprovação,  fornecer  toda  a documentação necessária à regularização e obter anuência dos órgão federais e estaduais, quando for o caso.
Outra  atribuição municipal é a criação de leis e regulamentações que viabilizem  a  execução do programa. Ao final do processo de regularização, as  prefeituras  deverão enviar toda a documentação ao Cartório de Registro de Imóveis para a averbação do parcelamento ou empreendimento.
Desde  que  assumiu  a  Secretaria  da  Habitação  e a presidência da Companhia  de  Desenvolvimento  Habitacional e Urbano (CDHU), em janeiro, o secretário  Lair  Krähenbühl  anunciou  que  uma  das  prioridades da atual administração  seria  a  regularização  fundiária.  Por  isso, entre outras medidas,  determinou  a criação do Programa Cidade Legal e a reestruturação do  Graprohab - Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais, que também foi publicada no Diário Oficial de terça-feira.
Os  empreendimentos  construídos  para  demanda  de  interesse social também   serão   beneficiados   com   o  Programa  Cidade  Legal  e  com  a reestruturação  do  Graprohab.  Empreendimentos já construídos pela CDHU em todo  o Estado e que ainda carecem de aprovação terão o processo agilizado, desde  que  os  municípios  firmem  os  termos  de Cooperação Técnica com a Secretaria Estadual da Habitação. No caso de novos empreendimentos, com a reestruturação do Graprohab a aprovação poderá ser feita em um prazo de até 90 dias.
Da Secretaria Estadual da Habitação

Fonte: http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=86867